Você conhece os benefícios da acupuntura na gravidez?
Há mais de 18 anos que atendo mulheres e há 5 sou acupunturista, especialista em acupuntura. Conheço bem os benefícios da utilização deste tratamento, sobretudo em gestantes.
De forma geral, a acupuntura é uma técnica bastante difundida e durante a gravidez pode e deve ser continuada. Como a acupuntura trabalha reequilibrando o fluxo de energia, nesse momento em que há um corpo em formação, onde a energia do corpo da mãe é desviada para nutrir o feto, este reequilíbrio ou direcionamento adequado da energia corporal é imprescindível.
Ela também pode ser útil para complementar o tratamento de diversos problemas físicos e emocionais característicos dessa fase.
Benefícios
Numa mulher saudável energeticamente, a gravidez não irá causar desarmonias. No entanto, se ela tem uma tendência a certas deficiências, estas irão se acentuar. Muitos sintomas considerados comuns durante o período de gestação como náuseas e vômitos e até dores nas costas e a síndrome do túnel do carpo são explicados e tratados pela acupuntura. Os meridianos energéticos do corpo sofrem profundas alterações durante a gravidez e o reequilíbrio pela acupuntura podem ajudar bastante a controlá-los.
Tratamento
A escolha do tratamento a ser realizado nas gestantes depende das necessidades da mulher naquele momento. Por exemplo, se já fazia acupuntura antes de engravidar, ela pode continuar com a frequência de antes para manutenção e controle do fluxo energético.
Se o desejo é iniciar a acupuntura para direcionar adequadamente a sua energia corporal na formação fetal, a frequência pode ser semanal. E se apareceram sinais e sintomas de desconforto, a frequência varia de acordo com a intensidade dos sintomas e a acupuntura pode ser feita até diariamente, sem nenhum risco maior.
Restrições
O tratamento pode ser realizado em todo o período da gestação, não existem restrições. O que existe é a cautela no uso de alguns pontos de acupuntura, pois alguns deles tem ligação energética com o útero e mesmo localizados longe do abdome podem induzir a contração uterina.
Mas, um bom acupunturista sabe exatamente a ligação/relação/função energética de cada ponto e não vai usar estes pontos em uma grávida. A não ser, é claro, que ela esteja em tratamento para o trabalho de parto (indução ou facilitação).
Vantagens para a evolução do trabalho de parto
Inclusive existes inúmeros trabalhos que associam a utilização da acupuntura com tratamento apoiador para uma boa performance no parto, desde a acupuntura realizada na gravidez, como no próprio trabalho de parto.
Cito alguns casos: um estudo da Universidade Federal do Ceará avaliou os efeitos da acupuntura no tratamento da dor lombar em gestantes do segundo e terceiro trimestre, observando a redução de mais de 50% na dor lombar referida.
Além da dor lombar, as gestantes referiam melhora percebida em outros aspectos como relaxamento, estresse, dor de cabeça, ansiedade, humor e ânimo em apenas 6 sessões realizadas em cada uma das 56 mulheres.
Em outro estudo realizado em Campinas um grupo de pesquisadores utilizou a acupuntura em 60 mulheres em trabalho de parto, sendo que em 30 delas foi aplicada a técnica e nas outras 30 os pesquisadores apenas simularam a aplicação.
O estudo avaliou a percepção da dor da mulher, da equipe de enfermagem e do médico responsável e concluiu que o grupo que recebeu acupuntura apresentou maior proporção de alívio da dor e maior proporção de médicos consideraram o tratamento como eficaz.
Além disso, o grupo de mulheres que receberam a acupuntura precisou de menos analgésicos e tiveram duas vezes menos cesáreas que o outro grupo.
Podemos concluir assim que as vantagens e benefícios para a gestante são muito consistentes e garantem uma melhora sistêmica na qualidade de vida da grávida, com bons resultados para a condução mais tranquila do trabalho de parto, proporcionando ganhos para a mãe e para o bebê.
Se você se interessou pelo assunto, veja mais outros posts no blog e mande seus comentários. Será um prazer conversar com você sobre o assunto.
תגובות